29 dezembro 2010

EU VENCI!



Palhaço.
Talvez seja muita lisonja para definir "o cara da internet". Mas por ora, é o que vem à mente.
Babaca, ridículo e mal amado também se encaixam no perfil do indivíduo em perfeita sintonia com o mau-humor.
Vamos dizer que o nome do estabelecimento que ele representa chame-se Babaca Wi-fi. O que não seria muito surreal se tratando de quem se trata.

Chamo-o por telefone. Ele atende.

Silêncio.

Alô? - digo
Alô.
É do Babaca Wi-fi?
Sim.
Bom dia. Eu sou do Condomínio Pablo Neruda, apto 1102 e não estou conseguindo conexão com a internet. Aparentemente tá tudo bem com a minha conta, mas você poderia verificar se não há algum problema aí?
Aqui não.
Silêncio.
O Sr. pode me ajudar? Porque estou sem conexão.
Aqui não tem nenhum problema.
Silêncio.
Respiro fundo.
Aí pode não ter. Mas aqui tem. Preciso usar a internet. É urgente. O que pode ser?
A senhora usa um roteador?
Sim.
Então é o seu roteador.
É o meu roteador o quê?
O problema.
O roteador estava funcionanado muito bem há 5 minutos. Vou conectar o cabo diretamente no computador pra ver se o problema é mesmo o roteador. Combinado?
Silêncio.
O sr. me ouviu?
SIm.
E não vai dizer nada?
Silêncio.
(Não vale a pena continuar com o interrogatório. Então sigo com a missão, mesmo que sem resposta.)
Já conectei o cabo direto no computador e ainda assim não tenho conexão.
É o seu computador.
É o meu computador o quê?
O problema.
Será? O sr. acha mesmo?
Sim.
Não entendo como o sr. é capaz de dizer com tanta segurança que é o computador sem nem mover um dedo. Pois eu tenho outro computador pra testar. E vou testar. O sr. me aguarde, faz favor.
Silêncio.
O sr. me ouviu?
Sim.
Já conectei o cabo no outro computador e não tenho conexão da mesma forma. Não é estranho? O sr. não acha estranho? Puxa, será que os dois computadores estão com problema?
Esse computador é novo?
É.
A senhora não vai ter conexão porque não cadastrou o computador.
Então por favor, cadastre-o.
A sra precisa mandar um email para babacawifi@babaca.com.br com o número IP do computador.
Acho que o sr. não entendeu. Eu estou SEM CONEXÃO. SEM. COMO VOU LHE PASSAR UM EMAIL?
Esse é o nosso procedimento.
QUal o seu problema?
Não tenho problema, sra.
Tem sim. Porque você tem dificuldades em dar qualidade no seu atendimento.
Posso ajudá-la, sra? - como se tivesse acabado de atender o telefone.
Sim. Eu gostaria que você cadastrasse o meu computador para que eu possa configurá-lo e finalmente ter acesso à internet.
A sra. precisa mandar um email par...
Eu acho que vocês não estão sendo muito inteligentes.
Silêncio.
O sr. me ouviu?
Eu não faço milagres, sra.
Eu não estou pedindo um milagre. Milagre seria se você fosse gentil comigo. Estou pedindo para você seguir a lógica. Se eu não tenho internet, como vou lhe passar um email?
Não tem uma lan house onde a sra. possa mandar o email? A sra. não pode acessar internet no seu trabalho?
Meu trabalho é em casa. É aqui que eu deveria ter acesso a internet.
Silêncio.
Quem acessa os emails?
Sou eu, sra.
Quem faz a configuração no computador?
Sou eu, sra.
Então qual o problema de pegar o IP por telefone?
Silêncio.
O sr. pode me ajudar? Eu preciso muito da internet.
O problema não é aqui sra.
Por favor...
Qual o número, sra.?
Do meu telefone?
Do IP, sra.
Silêncio.
Silêncio.
Silêncio.
Silêncio.
WN08-45-312-F-772-10
Silêncio.
É isso?
Sim.
Obrigada.
Desliga o telefone sem dizer nada.

...


Alô?
Alô.
É do Babaca Wi-fi?
Sim.
Eu liguei há pouco. Sou do Condomínio Pablo Neruda, apto 1102.
Silêncio.
Minha internet ainda não funciona.
Sim.
Sim o quê?
Sim. Sua internet não funciona.
Silêncio.
Silêncio.
Por quê não funciona?
A sra. precisa aguardar 24 horas para que a configuração seja feita.
Eu disse que tinha urgência. Preciso da internet. É meu trabalho.
Eu não tenho culpa.
Então de quem é a culpa?
Eu não sei, sra.
Como não sabe? Meu outro computador deveria funcionar. Ele está configurado. E por quê não funciona? O problema não é só o fato de eu não ter configurado UM computador. Não acha?
A sra. usa roteador?
Sim. Não se lembra?
Então deve ser o roteador.
Não é o roteador. Nós já fizemos o teste. Esqueceu? Coloquei o cabo direto no pc e não funcionou.
A sra. então tire agora o cabo do roteador e coloque direto no computador.
Eu já fiz isso. Vou fazer de novo. Não há motivo para funcionar agora se não funcionou antes. Funcionou. Tà ligado. A internet tá funcionando.
Silêncio.
Por quê funcionou agora e não antes?
A sra. não deve ter conectado corretamente da outra vez.
Silêncio.
Silêncio.
Sabe, você tem razão. Tô percebendo agora. Sabe aquele cabo que vai no roteador? O branco?
Silêncio.
Sabe? O cabo branco?
Sim.
Então. Da outra vez, ao invés de colocá-lo no computador eu tinha enfiado ele no seu cú. Por isso que não deu certo. O sinal não deve ser muito bom lá. (E me parto de rir...)
Silêncio.
(Ainda quase fazendo nas calças de tanto rir...) Mas agora tá tudo certo. Muito obrigada.
Silêncio.
Não vai se despedir?
Silêncio.
Desliga o telefone.