17 outubro 2009

PONTUAÇÃO.DOC ou A TEORIA PERIODÍSTICA PARA A PONTUAÇÃO NA INTERNET

Não adianta e eu defenderei forevamente essa questão!
A pontuação será sempre necessária.
Tem gente que teima em tentar me convencer de que vírgulas, acentuação e até o ponto final, o nosso queridinho, são desnecessários na internet.

Entro no site do Estadão pra ler uma crítica à escritora, Hertha Müller, com trema, ganhadora do Nobel de Literatura 2010. Segundo o jornalista, a escritora é de segunda categoria e muito sentimental. Vou para os comentários porque (Comentários: tá aí uma grande sacada da internet) tem uns divertidíssimos que às vezes são mais atrativos que a própria reportagem.
Lá encontrei um recado para o autor, discordando da opinião, meio em defesa da ganhadora do Nobel.

Eu juro que li, reli e li outra vez. Parei, voltei e me dei conta de que já tinha perdido uns 20 minutos tentando entender um comentário de – no máximo – cinco linhas.
Pois é. 20 preciosos minutos longe do gato. Aliás, esse é um dos mais de 1 milhão e meio de pessoas que sempre tentam me convencer que SMS, emails e qualquer outro tipo de comunicação por escrito – deve ser sem pontos e acentos.
- "Pra quê? É inútil."
Eu, lógico, discordo deles até a morte.
E é aí que entra a questão que estava tentando explicar até agora: Não! Não! Não! E não!
A vírgula no lugar errado ou, pior, a falta dela pode implicar seriamente na interpretação de um texto. Eu já perdi partidões por isso. Interpretei e fui interpretada de forma errônea. E fora o problema de conexão das operadoras de telefone que às vezes mandam os SMSs com horas e horas de atraso. Tá aí algo perigoso e por isso sempre vale a pena buscar uma boa operadora.

Uma mensagem escrita “não te amo” assim mesmo, sem a interferência de nenhuma vírgula, pode fazer com que um telefonema nunca mais seja atendido, por exemplo. Mas um “não (vírgula) te amo” pode gerar muitos sorrisos e até pedidos de casamento, vai saber!

Entonces, defendo a pontuação em TODAS as condições.
Até agora não consegui entender a leitura do comentário daquela matéria sobre Herta Müller (eu já disse que é com trema?).
Sim, estou sem compreender. Iniciei naquela hora uma leitura que nunca vai ter fim. Não existe conclusão e, pior, consegui encontrar, pelo menos, três interpretações para o que vi. Nenhuma plausível.
Esses novos garotas e garotos viciados em tecnologia, ligados no mundo virtual, precisam entender que as vírgulas, os pontos de interrogação (pelo amorrrr de Deus, coloquem pelo menos a interrogação) e até as reticências - vulgo “três pontinhos”, precisam aparecer. São eles que dão alegria para os nossos olhos famintos por ler.

Façam esse esforço! Retribuiremos continuamente.
Eu prometo, em nome da Classe dos Leitores de Exigência Extrema e de Qualidade – o CLEEQ.

Mais respeito com o ponto e vírgula e a dona parênteses. É por eles que até na hora de salvar esse arquivo usei o que muitos tecnosexuais rejeitariam: PONTUAÇÃO.doc



E Viva o cedilha!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E os colchetes tb são bem vindos?

19/10/2009, 01:42  
Anonymous DAy said...

Fantastic!

19/11/2009, 09:48  

Postar um comentário

<< Home