23 abril 2007

Estamos, meu bem, por um triz!



A coisa mais chata que tem é começar a ler um texto e logo ver aquele monte de nomes, datas e números que você não consegue decorar e nem sabe como organizar na mente. Aquelas coisas que nos obrigam a aprender na quinta série e nunca mais vamos nos lembrar, mas temos que aprender senão, bomba no final do ano.
Então, para não torrar a paciência de ninguém, não vou apresentar número nenhum. Eu só vou dizer que na última nada-aterrorizante sexta-feira 13 foi o dia beijo, do Office-boy e o aniversário de Bonnie, a primeira ovelha clonada no mundo. Tá, e daí?
E daí que nesse dia é também comemorado o dia do jovem.
O jovem estudante, o jovem trabalhador, a jovem dona de casa, o jovem pai de família, o jovem desempregado e também o jovem abandonado pela família, pela sociedade e por seus próprios direitos.
Todos os jovens têm o seu dia. Porém, nem todos os dias são bons para todos os jovens.
Mais aterrorizante que uma sexta-feira 13 é ser jovem em um dia como esse e não ter motivo nenhum para celebrar.
Mas não se preocupe! Eu não vou ficar aqui dando lição de moral para ninguém nem fazer críticas ao governo ou tentando encontrar qual é o problema da sociedade insensível que nos envolve sem dar alternativas para solucionar nossos problemas e blá blá blá.
Eu só quero usar esse espaço, muito bem reservado para a minha jovem pessoa, para indicar um filme a você, eterno jovem. Por míseros 5 reais, isso se você não for estudante, que paga só R$2,50, você vai ver um filme de qualidade no Cine Luz.a
E tudo bem se o dia do jovem já passou e você não foi comemorar. O Cine Luz está lá na XV de Novembro, 822. Ele ainda está lá. Portanto, aproveite para conhecer parte da história de Curitiba, para apreciar não só uma obra cinematográfica, mas histórias de vida que te marcam em apenas 88 minutos.
E se você está com pouco dinheiro, não tem problema. Todo domingo o cine Luz tem sessões a 1 real. É o mais barato que você vai pagar para conhecer um documentário que, segundo a crítica, fala das “situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de três estados, de classes sociais distintas, que falam de suas vidas, sobre seus projetos e inquietações”. Deve ser o que você, jovem, precisa assistir para entender um pouquinho só mais o que é ser jovem nessa sociedade. Filmes “reais” existem para aprendermos com eles.
A classificação do documentário é livre e o projeto é imperdível. “Pro dia nascer feliz”. Às 17h e às 19h, todos os dias, você já sabe onde.
Matéria publicada no jornal O FAROL, edição Abril de 2007.

09 abril 2007

O homem artista

Nas cores, parede.
No branco, a tinta.
No pó, o chão.
O chão do sertão

No pincel, a mão arisca.
Ela arrisca, uma arte não reconhecida.
E na procura... Não, não desista!
E lá vem o ofuscado artista

Nos sonhos, o homem.
Raiz não constituída,
A casa não construída,
Uma vida desiludida.

Homem do sertão.
Sem vida, sem chão.
O pó... virou escuridão.
Estás perdido no meio dessa estranha multidão.

Ah, nobre artista, não desista.
Não procure amar o que não é seu.
Já vives num mundo que nunca lhe pertenceu.
Eu sei. Não foi bem isso que o destino lhe prometeu.
Mas em você, homem, está o artista.


Poesia publicada no suplemento PALAVRA VIVA - edição 2006.